terça-feira, 18 de agosto de 2009

enquanto não chega a hora...

Saiu no site da UWC Brasil notícias sobre a abertura do processo seletivo para as bolsas de 2010-2012. http://uwc.org.br/uwc/content/processo-seletivo-2010-2012 Devo falar que achei tri estranho ver essa atualização, já que foi há dois segundos que eu corri atrás da minha bolsa. Tem coisa mais clichê do que essa sensação de que o passado já um pouco distante aconteceu ontem? Deixando de lado estas reflexões mais profundas, me deu vontade de contar meus passinhos... 1º Etapa; PROVA ESCRITA. Paguei os R$15 com certa antecedência, mas só enviei minha inscrição no último dia, 4 de dezembro de 2008. Fomos eu e Catarina à agência de Correios e ela deu um beijo de boa sorte no formulário antes de cerrarmos o envelope. Fiz a prova no dia 14 de fevereiro de 2009 e achei mesmo que não passaria. Sem falsa modéstia; Maíra e Adriano podem atestar que chorei ao telefone durante o almoço, tempo intermédio entre a prova de múltipla escolha e a redação. Dri me consolou falando "Beth, não se preocupa, ninguém quer que você passe, não..." 2º Etapa; ENTREVISTA. O resultado estava para sair no dia 23 de março (uma segunda), mas foi adiado. Na quarta-feira dessa mesma semana estava sussa no Pódion (um cursinho aqui de Brasília), e um guri que fez a prova junto comigo disse "PARABÉNS!" e eu falei "Por que, homem..?" Foi assim que descobri. Fiquei louca de felicidade! A entrevista ocorreu no dia 2 de abril e, mais uma vez, fiquei sem esperanças... Apesar de ter pensado em milhares de coisas que soariam bem numa entrevista, cada pergunta feita me pressionava mais um pouquinho contra a parede e me deixava sem condições de defesa. Havia três ex-alunos da UWC no andar debaixo, conversando conosco enquanto esperávamos para entar na salinha de tortura. Quanto mais eles falavam da experiência, mais eu tinha vontade de fazer parte daquilo. Saí visivelmente mal-humorada da sala de entrevista e não atendi o celular nessa noite. 3º Etapa; CONVÍVIO. O dia 12 de abril seria apenas um domingo qualquer se não fosse aquele telefonema. Estávamos os quatro - eu, Dri, pai e mãe - na sala conversando sobre qualquer coisa e eu, a telefonista designada, atendi a ligação. - Oi, Bethania. Aqui é o Rodrigo da UWC. Queria saber se você gostaria de participar da terceira fase do processo seletivo, o convívio em São Paulo. Agradeci dez mil vezes a ele, que ria do meu entusiasmo do outro lado da linha. Cinco dias depois me enfiei num ônibus e fui para Sampa. Encontrei a Karla, também candidata, no shopping perto do Colégio Santa Cruz, nosso ponto de encontro. O pessoal do comitê ministrou uma palestra mais direcionada aos pais do que a nós e, passado um tempinho, fomos levados a uma chácara (ou sítio, não sei a diferença) em Itu. O convívio fez um bem enorme a mim. Foram três dias deliciosamente cansativos que recomendaria fácil a qualquer pessoa como um tipo de "colônia de férias educativa". E eu saí dele tranquila... tinha esperanças de conseguir, sim. Mas aqueles dias já haviam valido toda a labuta que me levou até lá, mesmo que o desfecho fosse trágico. Fiquei umas boas horas na rodoviária do Tietê, ainda com a Karlinha, antes de voltar para a vida real. ... e depois? O que se há a fazer a não ser esperar? Ahh, e como foi longa! As horas pareciam meses e ir à escola era um suplício. Até que numa tarde de terça-feira, enquanto comia beiju* com meu bem no Conjunto Nacional, meu celular tocou e o nº começava com 011. Gostaria MUITO de lembrar das palavras exatas da Carla (ex-aluna do Lester e alguém por quem sinto enorme gratidão), mas só o que ouvi foi "Queremos lhe oferecer uma bolsa pro colégio da Costa Rica". Meus lábios não tinham cor (de acordo com a Maíra), eu tremia como enferma e comecei a chorar sem perceber os olhares que pousavam na menina histérica. Muita água rolou depois disso... *beiju: bolo de massa de tapioca. Epílogo. Bethania, Êmile e Marina - United World College Costa Rica. Eduarda e Marcela - United World College of the Adriatic (Itália). Breno - Mahindra United World College of India. Karla - United World College of the Atlantic (Gales). Luiza - Li Po Chun United World College of Hong Kong. Vicente - Lester B. Pearson United World College of the Pacific (Canadá). Nos vimos mais uma vez antes de cada um seguir seu rumo por esse mundão véi sem porteira. Pouco tempo passei com essas pessoas, mas levo um tantinho delas em mim. Por mim, iriam todos para a Costa Rica! :) Não vou ser hipócrita e falar que nos amamos perdidamente, não mesmo. O que quero dizer é que, pelo menos para mim, houve um aprendizado muito grande com as nossas diferenças. E se tem algo que eu vou carregar forte comigo depois de passar por esta primeira parte da experiência UWC é que há uma lição a ser tirada em tudo na vida, por mais frívola que pareça a situação.

Um comentário: