domingo, 7 de fevereiro de 2010

Semana de Proyetos.

Além de acadêmico e CAS, o IB tem outra exigência: que passemos uma semana fazendo trabalho voluntário fora do colégio - no mesmo país ou não. Então semana passada, dia 31 de janeiro, eu e minha mala vermelha de bolinhas pretas (recheada de roupas coloridíssimas) fomos para a cidade de Estelí, norte da Nicarágua, para fazer Clowning em creches e escolas de crianças carentes. Sobre Clowning: o que fazemos, basicamente, é nos vestir de palhaços e tentar colocar um pouquinho de cor na rotina das pessoas. Nos hospedamos em uma Aldeia S.O.S, comemos gallo pinto praticamente todos os dias, morremos de cansaço e... nos divertimos TANTO! É um doce trabalhar com crianças - duas delas me deram vontade de roubá-las pra mim. De manhã e à tarde brincávamos com crianças - jogos educativos com o objetivo de ensinar valores como a importância de ouvir e cooperação - e à noite fomos em centros para jovens que atingem idade o bastante para sair da Aldeia - cantávamos, dançávamos e até contávamos umas piadinhas bobas, e era muito divertido. Meu grupo era formado por 16 pessoas: eu (Brasil), Lotta (Alemanha), Emai (Chile), Salvador e Andrés (Venezuela), Andréa e Juanpa Pacheco (Colômbia), Yuval, Ori e Talila (Israel), Nelson (Costa Rica), Milton (Nicarágua), Javier (Espanha), Guido (Paraguai), Steven (US, professor de Peace & Conflict Studies) e Abner (Peru, professor de Antropología Social & Cultural). Foi bom passar um tempo com pessoas com as quais não tive oportunidade de conviver antes dessa semana. Steven e Abner são pessoas incríveis e eu tive uma puta sorte de tê-los como responsáveis. A semana foi de muuito trabalho e muito aprendizado... foi maravilhoso ver o quão diferente Nicarágua é de Costa Rica, mesmo sendo países tão próximos. E foi maravilhoso ter uma pausa dessa loucura escolar. Tô muito feliz em sentir que minha Project Week não foi apenas uma semaninha de férias, mas uma coisa incrivelmente enriquecedora.
  • 16 people... in the back of a pick up truck, in the back of a pick up truck...
  • Habia un sapo, sapo, sapo, que nadava en el río, río, río con su traje verde, verde, verde se moría de frio, frio, frio. La señora sapa, sapa, sapa tenía un amigo, amigo, amigo que era professor.
  • Chu chuaa, chu chuaa, chu chuaa aa aa! Companía!
  • I wonder if I'll ever see you againST (?)
  • Steven: breakfast is ready. Emai: is it beans..?
  • Tipo en la frontera: que van a hacer en Nicaragua? Steven: payasadas.
  • Let's play Mafia?
  • I don't care who the killers is, let's just kill Salva!
  • It doesn't matter, kill Salva.
  • Seriously, let's kill Salva in the first round and then we see what happens.
  • Lotta: you're gonna pay me a beer.
  • (...)
Amazing Project Week..!

Nenhum comentário:

Postar um comentário