quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Independência da Costa Rica!

Meu primeiro pensamento de hoje foi: eu não acredito que o Juan Pa (Venezuela) não está aqui...
O que passa é: hoje teve o desfile de Independência da Costa Rica e, no ano passado, as melhores fotos foram provenientes do talento dele... que já não está aqui conosco.
Para os segundos anos, o dia teve uma mescla tensa de saudades. De nossos segundos e de nós mesmos. Porque nos demos conta de que esse seria nosso último desfile pelas ruas de Santa Ana vestindo nossos trajes típicos e carregando (orgulhosamente) nossas bandeiras sob um sol matador enquanto os moradores se amontoam para tirar fotos nossas/conosco.
Esse é um momento lindo que vivemos aqui, quando é perceptível que estamos num Colégio do Mundo Unido de fato. Essa coisa de globalização faz todo mundo ser meio parecido, então é belo ver as holandesas em seus vestidos de camponesinhas doces ou as africanas parecendo princesas - se tem um continente com national costumes interessantes é África!
O ápice da beleza para mim é ter fotos com um grupo de pessoas que inclui Israel, Bolívia, Afeganistão, Hong Kong, Venezuela, Etiópia, Filipinas... não é a coisa mais onírica que poderia existir?
Me encanta isso, me encanta estar aqui e poder representar o Brasil. Sambar no asfalto quente e queimar meus pés, responder a perguntas bestas sobre meu país, ensinar português a quem queira aprender... Me encanta pensar que o mundo pode ser assim: centenas de nações saindo pelas ruas carregando as bandeiras uns dos outros e caminhando lado a lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário