Semana passada foi North American, Caribbean and Bermudan Week. Eles não tiveram tanto tempo para preparar as coisas propriamente, então não foi tão poderosa quanto a semana européia ou a legendária ¡Semana Sudaca!, mas foi divertido.
Começaram a semana simulando uma segregação, colocando-nos em filas separadas por "white only" e "couloured", e recebendo tratamento diferenciado. Obviamente causou um rendez vous do tamanho que eles queriam. O objetivo é causar barulho o bastante para que as pessoas apareçam na discussão e tenham um aprendizado mais efetivo do que somente escutar uma palestra dada por um ser humano senil que nos faria dormir depois de dois minutos.
Durante a semana houve diversas atividades: dia mexicano, workshop de dança e cultura caribenha, discussões de problemas que atingem todos esses países em comum - como homofobia - entre outros eventos.
Sexta-feira foi o show, cujos pontos que merecem ser citados são o vídeo hilário de puro
nacionalismo canadense mostrado pela Cello, as remexidas de cadeiras haitianas de Rudie e Samantha e os primeiros aninhos americanos Amy (minha buddy) e Evan [pic above], em seu tributo ao Daft Punk que arrancou suspiros de toda a massa feminina do colégio.
Sábado, pra terminar com chave de ouro, foi o Jazz Dinner, onde todos deveriam ir vestidos de algum personagem importante para Canadá, US, México, Caribe ou Bermudas. O cool dessa parte nas semanas regionais é que sempre se descobre um pouquinho mais sobre esses países de uma forma não didática ou cibernética.
Por exemplo, eu jantei ao lado de um Donald Trump e uma Marilyn Monroe israelitas e uma Lucille Ball norueguesa. Eu fui Angela Davis, uma ativista política com muita influência nos anos '60 e '70 nos EUA.
Depois foi o carnaval caribenho, que não é nada parecido com essa coisa sambódromo ao qual estamos acostumados. Consiste em se enfeitar com colares e máscaras, jogar muita tinta colorida pelo corpo todo e dançar usando praticamente apenas o quadril. Foi uma noite deveras interessante e só acabou com o nascer do sol.
Foi uma semana deveras interessante e só acabou quando eu finalmente coloquei um ponto final - mas disso falarei em outro momento...
Nenhum comentário:
Postar um comentário