sexta-feira, 29 de outubro de 2010

blackbird.

Voltei a ler Osho ontem à noite. Um pouco de background information: Osho foi um líder espiritual indiano cujos ensinamentos chegaram a mim por uma professora de inglês que me deixou de queixo caído quando disse que não queria sentir felicidade excessiva porque isso significaria sentir tristeza excessiva depois. Levei um UWC-year para entender o que ela quis dizer com isso. Algo interessante sobre Osho é que o ashram dele está em Pune, que é ao lado do Mahindra, UWC na Índia.
Bom, voltei a ler Osho depois de chorar ao telefone com pais e irmãos ao telefone por uma hora e listar 4 vezes (uma para cada membro da família) as coisas que me faziam infeliz naquele momento. Abri "O livro da transformação" no capítulo onde havia deixado de ler ainda em Brasília, "Renovação". Continuei minha leitura e encontrei exatamente o que precisava que me fosse dito.
Em suma, é a história de um rei que recebeu de presente de seu serviçal um pedaço de papel contendo palavras de sabedoria que deveriam ser abertas somente em um momento de desespero enorme. Chegado tal momento - quando seu reino foi tomado e ele se encontrava entre um penhasco e os sons dos passos iminentes do inimigo para assassiná-lo - ele finalmente abriu o pequeno impresso que dizia "isso também irá passar". E passou.
Assim como qualquer outro período mais tenso pelo qual já passei, seja aqui ou back home, estou ciente de que irá passar. A ciência desse fato é sempre um acalento. Apesar de haver também o outro lado...
Quando ele reconquistou o reino e preparou um grande desfile de comemoração, o serviçal lhe disse para ler outra vez o pedaço de papel. E porque? "(...) essa mensagem não é só para os momentos de desespero, mas também para os de grande prazer".
Da mesma forma que a tristeza está fadada a acabar, também a alegria tem prazo de validade. E de nada adianta pensar que é possível mantê-la para sempre. A busca por felicidade eterna só leva ao desapontamento - se é que essa palavra existe em português.
Este post foi resultado de um par de noites dormindo cedinho depois de tomar meu remédio para garganta e uns bons litros de chá, chorar até secar a alma, escrever páginas e páginas de monólogos internos no diário... e depois de um par de conversas que me fizeram muito bem.
Pra terminar, este post tem como objetivo dizer à minha família e à Letícia, pessoas que gastaram vários minutos de DDI tentando me acalmar, que eu vou ficar bem, não se preocupem.
blackbird singing in the dead of night, take these broken wings and learn to fly. all your life you were only waiting for this moment to arise. blackbird singing in the dead of night, take these sunken eyes and learn to see. all your life you were only waiting for this moment to be free. blackbird fly, blackbird fly into the light of the dark black night...

Nenhum comentário:

Postar um comentário