domingo, 17 de outubro de 2010

and the daffodils look lovely today.

... e foi assim meu october break: quarta-feira toda trabalhando na tal EE, com uma pausa noturna para tomar uma Imperial com as meninas no Amigos, aproveitando o fato de que não haveria primeiros anos por perto. Éramos eu, Danielle (Israel), Susanne (Noruega), Síuan (Irlanda) e Sarah (Bermuda). Foi quando percebi que havia muito tempo desde a última vez que estive no amigos. E eu, inocente, pensando que tudo seria do mesmo jeito no segundo ano...
Mais trabalho na quinta, até que os primeiros anos voltaram e preparamos um show para recebê-los. Alguns passdowns, alguns sketches novos, tudo meio improvisado. Creio que foi mais divertido para a gente do que para eles, na verdade... anyways... tentei agilizar meu trabalho o máximo possível e não dormi nesta noite. Trabalhei até as 4:30 am e às 5 am já estava entrando num táxi pra ir à rodoviária com Amy (US), Oskar (Noruega), Marie (Noruega), Nitai (Israel), Diego (Espanha), Andrés (Venezuela), Evan (US), Asa (Noruega), Hatty (UK), Alejandro (Venezuela) e Juan Pa (México). Partimos de San José às 6:15 am e depois de 4 horas de viagem, Puerto Viejo!
Esse lugar é incrível. Mesmo sem o sol que desejávamos, foi delicioso ser docemente afogada pelas ondas caribenhas. Quase no fim da tarde chegou a chuva, e com ela um tanto de gente do colégio. Devo admitir que preferia quando éramos um grupo pequeno, mas tudo bem... ossos do ofício. Tomamos banho de mar até anoitecer e saímos pela cidade para caminhar, eu e as norueguesas. Logo quando voltamos para nosso albergue, world famous Rocking J's, começou um show por lá.
Mais tarde, quando acenderam a fogueira, Emai (Chile), Jorge (Costa Rica), Cello (Canadá) e Simon (Bélgica) apanharam seus instrumentos e viraram a atração do albergue. Foi lindo ver a canadense tocando banjo, e meu chileno kicks ass quando toca percussão. Depois de um tempo por lá fomos dançar ragga no Johnny's Place, um dos nightclubs mais famosos de Puerto Viejo.
Preciso dizer que foi de-li-ci-o-so? Depois de tanto tempo indo a festas com somente reggaeton e eletrônica mainstream me fez muito bem ir para uma jogação de verdade. Não tenho nem idéia da hora que voltamos para o albergue. No outro dia, sorvete, mais banho de mar e chilling. Choveu de novo e só o que me passou pela mente foi que nada fazia mais sentido do que estar vivendo aquele momento. Deitei na areia e sentia as gotas gélidas de chuva darem pequenos choques pelo meu corpo enquanto as ondas mornas golpeavam levemente meus pés. E senti paz outra vez. Depois de uma semana louca em todos os sentidos, consegui me elevar ao estado de paz que me parecia surreal quando senti pela primeira vez: sem tristeza excessiva, sem alegria excessiva. Just fine.
Foi nesse estado de mente (assim se diz em português?) que resolvi caminhar sozinha pela hora anterior à partida de volta para casa. E nessa caminhada consegui pôr em ordem os fragmentos de pensamentos que flutuavam em minha cabeça nos últimos dias e me impediam de trabalhar mais com eficiência. Ou de dormir mais em paz. E o que mais me gusta em sair para caminhar sozinha é que assim sempre dá para conversar com gente na rua, ouvir uns bons contos. Acho que é meio da natureza humana abrir-se completamente quando alguém se mostra interessado em ouvir o que você tem a dizer. Como já disse Almodóvar, "há detalhes que não se pode criar, há que documentá-los". Por isso me encanta conhecer pessoas, roubar seus trejeitos e histórias, fazer de suas palavras meu combustível. Se "o poeta é um fingidor", o escritor é um roubador com precisão aquilina.
Foi em tal caminhada também que encontrei algo que simboliza as mudanças pelas quais passei ultimamente por aqui: un gato hermoso. Sobre o significado... deixo para outro post. Já lhes devo ter cansado com minhas viagens interiores e ainda tenho umas centenas de palavras a escrever até amanhã...
no more crawling like a crow for a boy, for a body in the garden,
no more dreaming like a girl so in love, so in love,
no more dreaming like a girl so in love, so in love,
no more dreaming like a girl, so in love with the wrong world.

Nenhum comentário:

Postar um comentário