sexta-feira, 2 de outubro de 2009

another brick on the wall.

Eu tento entrete-los contando as partes divertidas da minha vida UWC e recebo milhoes de e-mails perguntando sobre minha vida academica... pois entao, aqui vai um breve resumo de como as coisas sao; Faco sete materias mais ToK: Self-taught (Portugues) SL: e uma aula completamente inutil. Na minha classe ha tres brasileiras e uma angolana (portugues), dois israelenses (hebraico), um afegao (arabe) e um guri que nao sei de onde e, mas o idioma dele e dari/persa. Conclusao: 75% das aulas e provas serao em ingles. Nao e estupido? So faco porque o MEC pede isto para reconhecer meu diploma. English A2 HL: os cursos A2 sao para quem nao tem tal lingua como nativa, mas ja tem um bom nivel de conhecimento. O curso e focado em analise literaria e estudo nao so da lingua, mas da cultura de paises native speakers. A professora, Rebekah, e MUITO boa e adoro mesmo as classes. Nosso topico recorrente tem sido a diferenciacao de generos - o que faz os quatro meninos da classe meio desconfortaveis no meio de tanta guria falando de opressao masculina. Espanol A2 HL: na teoria o curso deveria ser o mesmo, mas a paixao intrinseca em uma lingua latina faz as coisas mais complicadas. Tanto os textos quanto as analises, os simbolos, tudo. Minha classe e composta por uma brasileira que fala cada dia mais portunhol, uma norteamericana, uma nica/holandesa que ja morou em milhares de paises, mas vive aqui ha 3 anos e uma norteamericana que mora aqui ha 5 anos, se nao me engano. A aula e o trato que a professora nos da e bem pessoal. Ivannia e otima, gosto muito dela. Antropologia Social y Cultural HL: e minha aula favorita com certeza! As discussoes sao mais que interessantes e a turma e muito boa - latinos only, hahahaha. Brincadeira, tem uma espanhola para salvar a europa. As classes sao em espanhol, o que torna meio dificil que eu me expresse de forma totalmente clara. No primeiro dia, Abner disse que passaria um video com algumas partes em portugues; acontece que o filme foi feito por um grupo de alunos de uma universidade mineira e era completamente em portugues! Quando terminou, o professor disse: "Era so para as brasileiras se sentirem mais incluidas..." Sistemas Ambientales y Sociedades SL: confesso que escolhi para escapar das outras ciencias, mas nao sei ate que ponto meu plano valeu a pena. As vezes sinto que nao ha muito a ser dito em sala... O professor e meu coordenador de residencia, Christian, e as aulas sao em espanhol, tambem. Isso torna as coisas mais dificeis, porque ouvi-lo e anotar simultaneamente e impossivel. Mathematics SL: preciso falar algo sobre Matematica? E o mesmo em todo canto deste mundao vei sem porteira. O engracado e que 'to gostando das aulas, sabe porque? Porque alem de English e ToK, e a unica coisa que tenho nesta em ingles. So que reaprender o que ja foi visto em outra lingua da um pouco de trabalho... e isto o professor entende, entao sempre deixa um espacinho no quadro para traduzir os termos matematicos. Justin e um ingles escroto (desculpa, mas NAO ha outra palavra pra ele), obcecado por pontualidade e passa milhoes de deveres de casa - alem de checar o caderno. Mas devo admitir que o cara e muito bom mesmo... Visual Arts SL: ainda nao tive classes, pois acabei de decidir tomar como setima materia - nao conta no meu diploma e eu posso largar no segundo ano. Theory of Knowledge: e uma "materia" obrigatoria para todos os estudantes do IB. O objetivo e fazer com que saiamos de nossas conchas e pensemos em larga escala. Meu professor e um americano bonitinho casado com a psicologa do colegio. Graham e um fofo, mas acabou de chegar e ainda nao tem muito as manhas, e meio reticente demais. Focando na aula e nao no professor, acho bem interessante, e algo proximo a filosofia. Temos que fazer um "diario" das aulas e responder a uma pergunta reflexiva por semana, alem de ter milhoes de leituras e passar a aula discutindo. SL? HL? O IB pede que tenhamos tres materias em Standard Level (Nivel Medio) e tres em Higher Level (Nivel Superior). - Nao ha sinal avisando quando uma aula comeca ou termina, ou seja, SE VIRA. - Alem disso ainda temos tres CAS obrigatorios (e os que voce vai nao-oficialmente, se quiser) e Campus Service, onde voce faz algo em favor da vida no cole. *Meus CAS's oficiais sao Fotografia, Yoga e Clowning. *Meu Campus Service e o GAG - Green Action Group. - As provas dependem de cada professor. Demoraria muito tempo para explicar tudo, mas a moral e que as notas que tiramos sao internas e servem mais para controle dos professores e tutores ou para as universidades verem o desempenho antes de aceitar - universidades gringas nao tem esse modo impessoal de aceitar alunos, como e o vestibular no Brasil... inclusive, ninguem aqui sabe o que e um vestibular, tsc tsc. Ou seja, e algo muito pessoal, varia demais. Um dia desses fiz uma prova de S. Ambientales e ela valia 5%; no outro, fiz uma de Antopologia com valor de 25%... Alguns trabalhos valem nota. Dia 20 de outubro faremos um teste enorme de matematica. IB ja esta me enlouquecendo! Meu conselho para quem quer entrar em um UWC: curta televisao e cama ao maximo antes de chegar aqui. Como bem disse minha dear roomate Nabila num destes dias em que acordar e uma peleja muito grande: "THIS PLACE IS KILLING ME!"

Um comentário:

  1. Parece o máximo :)
    Pena que a aula de português seja esse cocô..
    Fale sobre Visual Arts quando você tiver a aula!!

    O que é IB?
    bjo, brimks in the wall

    ResponderExcluir