terça-feira, 1 de setembro de 2009

diz que fui por ai.

Voltei do acampamento agora ha pouco. E como se fosse uma "abertura" do ano, mais uma das dez boas-vindas preparadas pelos segundos anos. Eles se esforcam enormemente para que nos sintamos em casa, bem recebidos... se esforcam ate demais para o meu gosto. Mas, veja bem, e apenas meu gosto. Me lembrou um pouco o convivio, mas sem a pressao, obviamente. E com certos fatos ineditos para mim. Teve um "show de talentos" e nos, meninas brasileiras, dancamos samba! Ve se pode uma coisa dessas, logo EU sambando! Apesar do nervosismo e da falta de habilidade - minha haha - fomos ovacionadas e foi bem divertido. A noite estava fria, mas foi esquentada por dancar Dire Straigts no refeitorio e dormir pertinho da lareira. E linda a vista que se tem do ponto mais alto do campo onde ocorreu o acampamento... ja o ceu de Brasilia, este nao tem comparacao. Estou aqui ha uma semana e ja morro de saudades! Da vontade de jogar tudo para o alto e voltar para casa, para minha familia, para meus amores, minha cidade, meu ar sem umidade, minha vida. Nunca pensei que sentiria tamanha falta de tudo. E uma das piores sensacoes do mundo andar por um lugar desconhecido e so ouvir ingles e espanhol para todos os lados. Um parentese bem pertinente aqui: dois tipos de pessoa sofrem preconceito; quem nao sabe ingles e quem nao sabe espanhol. Ja ouvi tantas milhares de vezes "voce e brasileira e nao sabe espanhol?" que desisti de contar. E uma segundo ano do Uruguai disse que acha um absurdo que brasileiros aprendam ingles antes de espanhol, apesar de ser rodeado por paises hispanohablantes - nao deixa de ser verdade, mas me feriu levemente. Quem nao fala ingles perde muita coisa, porque nem todas as apresentacoes, por exemplo, sao bilingues. E nem todo mundo traduz o que disse para a outra lingua. Sorte minha que ter como lingua nativa o portugues torna muito mais compreensivel espanhol, senao estaria em maus lencois. Por falar em linguas, minhas materias estao decididas, pelo menos por enquanto. No fim das contas vou fazer apenas seis materias e tres delas sao linguas; Self Taught de Portugues Standard Level, Ingles A2 High Level, Espanhol A2 High Level, Sistemas Ambientales y Sociedads Nivel Medio (espanhol), Antropologia Social y Cultural Nivel Superior (espanhol) e Math Standard Level. Voltando a saudade, devo dizer que estou muito surpresa com algumas pessoas. Umas de forma positiva, outras de forma negativa. E queria muito que a Tora, segundo ano da Noruega, e o Juan Felipe, segundo ano da Colombia, soubessem quao bem me fizeram hoje :) P'ra terminar, vou viver um dia de cada vez. Sem mais expectativas, porque tentar prever serviu pra eu me enganar e daqui para frente nao quero me decepcionar com nada. PS.: #1 Brazil - South America. HA HA HA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário