terça-feira, 12 de abril de 2011

I think I'll go to Boston, I think I'll start a new life.

Foi meio do nada que isso aconteceu, mas uma universidade em Boston me aceitou e se ofereceu pra pagar minha ida até lá para conhecer o campus. Assim como conto, de sopetão, foi que tal notícia me apanhou. E eu, fiel seguidora do grande Acaso, peguei um avião na madrugada de sexta-feira e me fui pra terra do Tio Sam.
Foram dois dias apenas; dois dias de me perder pela cidade, de conhecer Simmons College e outras universidades da Fenway, de pensar em detalhes aos quais não me havia atentado antes...
1. Dois anos vivendo na bolha me fizeram um pouco cabreira de estar num ambiente onde não conheço ninguém... ao mesmo tempo que estar fora de uma zona de conforto me ensinou a socializar nas situações mais adversas;
2. Não havia me dado conta que estudar nos Estados Unidos quer dizer estudar nos Estados Unidos. Para quem não entende o que eu quero dizer, aqui vai: os casacos gritando o nome da tua universidade, o sotaque tão típico, o refeitório;
3. UWC é algo único na vida de alguém. Não dá pra esperar encontrar este ambiente lindo cheio de multiculturalismo em outro lugar. Nenhum outro lugar;
4. Talvez aplicar pra East Coast não tenha sido das decisões mais bem tomadas da vida. Inverno por 6 meses depois de 17 anos no Brasil, 2 na Costa Rica? Haja jogo de cintura...
5. As pessoas começam universidade bem mais cedo do que eu planejo começar. Dividirei salas de aula com meninas até 3 anos mais novas que eu. Bummer.
Estes foram apenas alguns dos pontos sobre o qual refleti enquanto o vento gélido me dificultava o andar pela Newbury Street e o pingo de sol que fugia das nuvens espessas que fazem desta uma cidade cinza me queimava as bochechas. Há muito mais a levar em consideração neste momento tão... tão(!) na vida alguém.
E eu? Eu não sei bem o que quero, onde quero estudar. Sei que não tô nessa vibe neste momento. Sei também que é difícil entender o conceito do que falo neste momento vivendo na cultura brasileira onde a vida se planeja de maneira a passar um concurso público o mais cedo possível e ter estabilidade por toda a vida.
Mas isso não é pra mim. Não agora. O que eu preciso é digerir estes dois anos. Me conectar de volta à minha cidade, à minha família, aos amigos que deixei dois anos atrás. Preciso comer açaí e andar de Zebrinha na w3. Preciso colocar a cabeça no lugar, pelo menos por meio ano. E depois? Bom... já há planos pensados sim, mas isto eu deixo para falar sobre num futuro próximo...
All in all, Boston é uma versão limpa e universitária de New York. Não me apaixonou da mesma forma que a Big Apple, mas me fez sim imaginar-me neste cenário.
Bueno, pero sabes que? Que será, será... whatever will be will be...

2 comentários:

  1. Talvez se voce tivesse só mais um pouquinho de tempo lá, veria como Boston é absurdamente melhor que nova york. voce nunca se arrependerá, acredite.

    ResponderExcluir
  2. Ai, anônimo, bem que eu queria acreditar nisso...

    ResponderExcluir